Talita Scoralick e a dieta fashion!

Já pensou em ficar um ano sem comprar roupas? Essa  juiz-forana se propôs a fazer o que muitas mulheres pensam ser loucura!

A jovem jornalista Talita Scoralick é uma juiz-forana que se propôs a fazer o que muitas mulheres pensam ser loucura! Trata-se de sua dieta fashion: a moça pretende completar 365 dias sem comprar sequer uma peça de roupa. Para cumprir a proposta, ela criou um blog, onde relata o dia a dia de como driblar as compras e repetir algumas peças de roupa nas mais diversas ocasiões. O desafio está chegando ao fim, e Talita bateu um papo superinteressante conosco sobre essa privação. No próximo dia 31, a jornalista será uma das convidadas do Encontro com Fátima Bernardes.

Imagem

– Como surgiu a ideia de fazer o blog?

Na verdade ele surgiu assim que entrei pra faculdade de comunicação, como forma de estimular a minha produção de texto. Sempre gostei de escrever sobre coisas do dia a dia, viagens, cinema e moda, mas tinha vergonha e nunca divulguei meu trabalho pra ninguém, deixava o blog trancado. Em 2009 eu criei um pra falar exclusivamente sobre o mundo fashion, mas acabou não desenvolvendo. Durante esse período, eu acompanhava diversas outras blogueiras e acreditava que eu precisaria comprar roupas e mais roupas para estar nesse meio. Aí no final do ano passado eu estava procurando um jeito de economizar grana e quando fui arrumar meu guarda-roupa (coisa que costumo fazer a toda virada de ano), percebi que tinha muita roupa, algumas ainda com etiqueta, e decidi que uma forma interessante de parar de gastar dinheiro “à toa”, estimular minha criatividade para sair da mesmice e usar tudo que eu tinha era parando de comprar. Contei isso para algumas amigas e elas me incentivaram a escrever a “saga” no meu blog. Então destranquei a privacidade dele e comecei a postar, timidamente, com fotos tiradas do celular mesmo. Mas a recepção foi tão legal, semana após semana, que eu fui perdendo a vergonha e caprichando mais, tentado criar coisas diferentes e manter o propósito cada vez com mais afinco!

– Quais foram as primeiras situações “embaraçosas” pelas quais você passou a partir do momento em que decidiu fazer sua dieta fashion?

Eu já fui muito consumista, já voltei de viagem com excesso de bagagem, 64kg só de roupa! No começo, era bem difícil resistir às vitrines e promoções. Muita gente não entendeu o objetivo do desafio. Algumas pessoas consideraram supérfluo o fato de eu estar me privando de comprar roupa. E era difícil explicar! Mas na verdade eu queria era achar um sentido pra todo esse estímulo ao consumo em que vivemos hoje. Essa dieta se tornou mais um exercício de auto-conhecimento. Comecei a olhar de forma mais crítica todos os anúncios que me induziam a comprar e revistas que falavam que eu seria melhor se tivesse isso ou aquilo. Comecei a entender o que é moda, no sentido mais literal, como expressão de um sujeito, sabe? Aprendi a perceber aquilo que funciona ou não em mim e no meu dia a dia e o que eu preciso pra me sentir bem. E, o mais legal, o desafio serviu de inspiração para várias outras garotas que também começaram a rever seus hábitos de consumo.

– Existe alguma peça de roupa que você está desejando muito comprar e não vê a hora do desafio chegar ao fim? Está guardada em alguma loja?

Não tem nada que eu queira muito, do tipo, “não posso viver sem”! Uma ou outra coisinha eu já tô precisando mais. Meus sapatos, por exemplo, já estão bem gastinhos. Mas aprendi que roupa não sai correndo! Antes eu ficava desesperada com a possibilidade de não achar uma peça que tinha gostado muito e acabava levando ela no impulso pra casa. Hoje eu sei que posso pesquisar, pensar e, se eu quiser mesmo, voltar lá depois pra comprar. Se eu não encontrar, eu acho em outra oportunidade!

Imagem

– O que o blog trouxe pra você em termos de visibilidade na profissão?

O blog acabou virando uma forma de divulgação do meu trabalho. Conheci pessoas interessantes, fiz contatos e fui parar até na Globo pra participar do programa da Fátima Bernardes! Nunca imaginei que isso fosse acontecer!

– Para fazer publicidade no seu blog, as marcas tiveram que pensar em algo menos consumista devido ao tema proposto por você. Como foi isso?

Eu sempre tive uma preocupação muito grande com o que seria anunciado no blog. Quando as empresas começaram a me procurar, deixei claro que não aceitaria algo que não tivesse relação com a proposta do blog e com o que os leitores gostavam de ver. Então as parcerias fechadas foram sempre baseadas num conteúdo que pudesse somar ao que eu já estava fazendo, tudo pensado junto, com muito carinho, tentando sempre presentear os leitores de alguma forma. Foram eles que me estimularam a continuar e eu não queria desapontá-los por nada!

– Você se considera uma empreendedora?

Eu nunca estabeleci um plano de ação para essas coisas. Tudo foi acontecendo muito naturalmente. Mas eu acho legal pensar em um negócio que seja meu. Pretendo me tornar um dia!

– O blog continua depois que a dieta acabar? Como vai ser?

Continua sim! Aprendi muito esse ano e quero continuar dando dicas de customização, ideias para “versatilizar” uma mesma peça e usar a criatividade a nosso favor na hora de vestir. Acho que a ideia deu certo justamente por ser acessível a todo mundo, as pessoas se identificaram e eu quero manter essa proposta. Além disso, pretendo criar algum tipo de brechó virtual ou sistema de troca entre amigas. Percebi que a roupa é muito descartável, queremos sempre algo novo, e pensar em uma maneira disso virar algo sustentável é muito interessante.

– Por que você se descreve como uma pseudo-blogueira?

Ser blogueiro hoje em dia virou profissão pra muita gente. Tem pessoas que se dedicam exclusivamente a isso, recebem uma renda por esse trabalho, contratam funcionários e transformam a atividade em negócio. No meu caso é um hobby, minha intenção no início não era de levar a coisa a sério. Mesmo hoje, com parceiros e um alcance bem maior, ainda vejo o blog como uma brincadeira.

Para acompanhar a reta final do desafio de Talita, acesse: http://www.talitascoralick.blogspot.com.br 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s